Friday, February 26, 2010

Eclipse Total do Sol em 11 de julho de 2010

Informativo sobre o Eclipse:

O segundo eclipse solar do ano de 2010 deverá ocorrer no dia 11 de julho de 2010. Este também será o único eclipse total do sol neste ano. A totalidade do eclipse vai durar no máximo 5 minutos e 20 segundos, precisamente no ponto (Coordenadas: 19,7 Sul e 121,9 Oeste) que está marcado no mapa abaixo. A totalidade se iniciará às 18:15:15 GMT (UT) e durará até às 20:51:42 GMT (UT), quando a sombra deixará a Terra.
eclipse, total, solar, July, 2010


Caminho do Eclipse Total do Sol:

O caminho do eclipse, cujo comprimento máximo será de cerca de 259 km, cairá sobre o hemisfério sul do planeta, em sua maior parte atravessando o Oceano Pacífico. Na verdade, a sombra umbral da Lua será projetada no Oceano Pacífico Sul e Ilhas Cook (especificamente Mangaia, a mais velha ilha do pacífico) e a famosa Ilha de Páscoa (“Isla de Pascua”, em Espanhol) serão as únicas faixas de terra pelo caminho no Oceano Pacífico Sul. Então, a sombra da Lua causada pelo eclipse total vai se encaminhar pelo sul do Chile e Argentina, chegando a totalidade ao seu fim dali em diante.
eclipse, total, solar, July, 2010
Caminho do Eclipse Parcial do Sol:

Adicionalmente à totalidade, que será restrita somente a um pequeno território habitado, um eclipse solar parcial causado pela sombra penumbrosa da Lua será visível em uma região mais ampla que inclui o Pacífico Sul e América do Sul. Os países onde o eclipse será visível parcialmente incluem Argentina, Chile, Peru e Bolívia. Se você estiver em uma embarcação no Pacífico Sul é bem provável que você veja o eclipse solar parcial.

Total Solar Eclipses and How to Observe Them (Astronomers' Observing Guides)Stuhrling Original Men's 137A.33152 Lifestyle 'Solar Eclipse II' Automatic Big Date WatchCelestron 21061 AstroMaster 70 AZ Refractor TelescopeCelestron 127EQ PowerSeeker Telescope

Professional Portuguese Translation Powered by iHero Translations 

1 comment:

  1. Em Astrologia este eclipse total do Sol em Cancer, é a Lua Nova deste signo. Ocorre eclipse por haver conjunção com o Nodo Sul. Acontecerá às 16h40 , Hora de Brasília.

    Obrigada por seu texto, e imagem ;-)

    ReplyDelete