Sunday, January 3, 2010

Eclipse 2010 Portuguese Version :: Eclipse solar anular de 15 de Janeiro de 2010

Annular Solar Eclipse of January 15 2010

Eclipse solar anular de 15 de Janeiro de 2010

Este será um evento grandemente esperado por todos aqueles que se interessam por Astronomia e Ciência em geral. A grande notícia é que o primeiro Eclipse Solar Anular de 2010 terá lugar precisamente Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2010.

Felizmente o sol ira lançar a silhueta da lua numa base que terá cerca de 300km de largura, considerando-se que a trajectória da mesma irá alcançar metade da circunferência da Terra. Literalmente isto significa que a sombra da lua irá viajar mais de 20,000 km através da Terra, dando aos terráqueos uma excelente oportunidade de assistir a um eclipse solar.

Portuguese, eclipse, solar, anular, Janeiro, 2010, 15

Conforme os cálculos a sombra lunar antumbral irá começar a sua viagem a partir de África, pairando sobre o Chade, República Central Africana, Republica Democrática do Congo, Uganda, Quénia, e Somália no continente Africano. De seguida a sua trajectória irá aproximar-se do Oceano Índico. Espera-se que o eclipse atinja a sua duração máxima de anularidade, que será de 11 minutos e 08 segundos.

O Sri Lanka e a índia (Sul da Índia) serão simultaneamente as primeiras terras da Ásia a serem beijadas pelo eclipse.
De seguida a trajectória central da sombra irá continuar através do Bangladesh, Birmânia, e China dando aos seus observadores e cientistas a experiência de uma vida.

Contudo um eclipse parcial será também observado dentro da trajectória mais ampla da silhueta penumbral da Lua. As áreas possíveis incluem a Europa de Leste, grande parte de África, Ásia e Indonésia.

Professional Portuguese Translation Powered by iHero Translations

4 comments:

  1. e logo no meu dia de anos!!! porreiro pá!!!

    ReplyDelete
  2. Parabéns vimafeje, você tem muita sorte! Early votos de um feliz dia do nascimento!

    ReplyDelete
  3. que horas vai começar aqui no Brazil ?

    ReplyDelete